O que são os BCAAs?

 Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

        Os BCAAs (Branched Chain Amino Acids) ou Aminoácidos de cadeia ramificadas, são compostos por Leucina, Isoleucina e Valina. Esses aminoácidos são comumente inseridos na dieta de praticantes de exercício físico com o intuito de melhora de desempenho e auxilio no aumento de massa magra, mesmo não sendo uma verdade absoluta seus benefícios.

        Esses aminoacidos são essenciais para a dieta do ser humano tendo em vista que enzimas que promoveriam a síntese de novas unidades não existem em nossas células (MERO, 1999). Os BCAAS somam 35% dos aminoácidos indispensáveis nas proteínas musculares (SHIMOMURA, 2006).

       Existem evidencias que destacam papel dos aminoácidos de cadeia ramificada, especialmente a Leucina, tendo papel importante no processo anabólico muscular (MERO, 1999).

       Estudos tem citado o potencial dos BCAAs como forma terapeutica também, podendo atenuar a perda de massa magra no processo de redução de massa corporal, no processo de cicatrização, no balanço protéico de idosos e ainda ter efeitos positivos no tratamento de patologias renais e hepaticas (ROGERO & TIRAPEGUI, 2008)

       Com relação a Nutrição Esportiva, os aminoácidos de cadeia ramificada são comumente utilizados com o objetivo de ocasionar maior anabolismo protéico, atuar sobre a fadiga muscular, favorecer a secreção de insulina e aumentar a performance (ROGERO & TIRAPEGUI, 2008).

Referência da imagem: Site Dicas de treino

5 trabalhos científicos sobre Café/Cafeína e exercício para ler e/ou baixar, veja

Ler a matéria

10 trabalhos científicos sobre Creatina para ler ou baixar, veja

Ler a matéria

Efeitos da Creatina e o Treinamento com Pesos sobre a saúde óssea de mulheres na pós-menopausa

Ler a matéria