Deformidades no joelho

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

       Como citado na primeira matéria da nossa série sobre o joelho (Clique para ler a matéria), se trata de uma articulação complexa biomecanicamente e simples em termos funcionais, na qual, exige diversos cuidados. Desequilíbrios musculares de membros inferiores podem acarretar problemas severos em torno da articulação do joelho. Hoje trataremos das deformidades no joelho e seus efeitos.

     O joelho sustenta o corpo na posição em pé e é uma das unidades funcionais primarias para locomoção, seja andando, correndo, pulando, etc. (KISNER, 2005). Tal articulação sofre mudanças nos primeiros anos de vida, onde no recém-nascido normalmente tem joelho varo e quando alcança um ano é convertido em valgo e aos 4 anos alcança seu nível máximo, o corpo se adapta com ações que vão minimizando o joelho valgo, até os 6 anos quando estabiliza.

Joelho Valgo (Geno Valgo)

geno valgo

       O valgismo (ou Geno Valgo) é uma malformação que se da pela aproximação dos joelhos e no afastamento dos pés, caracterizando uma sobrecarga na região interna dos pés. Normalmente é relacionado à frouxidão do ligamento colateral medial, provocando uma instabilidade. Pode ser provocado por um problema ósseo, que provoca distribuição desigual de pressões sobre o joelho, podendo ocasionar dores nas articulações dos joelhos e compensações nas estruturas dos tornozelos e pés (BRODY, 2001; ETHNOS, 2012). Este pode ser causado por desvios no pé ou quadril que ocasionam maior pressão na articulação do joelho para manter a postura. Fortalecimento dos músculos posteriores de coxa e glúteo são indicados, além do controle do peso corporal.

Joelho Varo (Geno Varo)

joelho varo

    Já o Geno Varo se da pela projeção do joelho para a lateral, situando-se fora da linha media do corpo podendo ser ocasionada pela hipertrofia excessiva da musculatura medial de coxa e/ou hipotonia da musculatura lateral (STROBEL E STEDTFELD,2000). Normalmente recomenda-se o fortalecimento de músculos abdutores visando o reajuste da postura e a segurança do sujeito acometido a tal deformidade.

Joelho Hiperestendido (Geno Recurvato)

hiperextensao

      Se da pela hiperextensão do joelho que o projeta para trás, dessa forma, a linha de gravidade passa a frente dos joelhos. A maior causa para tal projeção é a hipertrofia e/ou encurtamento da musculatura extensora de joelho (Quadriceps) e/ou hipotonia da musculatura posterior de coxa. Kendall e Cols (1995) sugerem o fortalecimento de flexores de joelho e músculos da panturrilha como forma de correção dessa deformidade.

Joelho Flexo (Geno Flexo)

joelho flexo

      Tal deformidade tem posicionamento inverso ao anterior. Ocorre com a projeção dos joelhos para frente, fazendo com que a linha de gravidade fique atrás dos joelhos. Ocasionada pela hipertrofia e/ou encurtamento da musculatura flexora dos joelhos e panturrilha (semitendinoso, semimembranoso, poplíteo, bíceps da coxa, plantar delgado, reto interno, gastrocnêmio, sartório). Guccione (2000), sugere o fortalecimento de Quadriceps e/ou alongamento da musculatura posterior de coxa como forma de tratamento para tal alteração.

E você, tem alguma deformidade de joelho? Comente.

Referências das imagens:  Site CDOF

Posição de Lotus e dores nos joelhos, entenda o motivo [Vídeo]

Ler a matéria