O que é treinamento com oclusão vascular?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

            Idealizado por Yoshiaki Sato nos anos 60, o método teve inicio após um evento religioso no qual Sato participava e por ficar muito tempo sentado, notou dormência nas pernas e a panturrilha sensível e formigando e a massageou. Nesse momento ele relacionou a sensação com o que sentia ao finalizar suas sessões de treinamento com pesos, destacando a panturrilha (SATO et al., 2005).

            Na década de 70 o pesquisador sofreu uma fratura e utilizou da oclusão imobilizando o membro acometido durante duas semanas. Além  da manutenção da musculatura, ainda acelerou sua reabilitação, ocorrendo totalmente em dois meses (SATO et al., 2005). Nos anos 90, Sato patenteou o método com o nome Kaatsu, no qual não é convencional no Brasil, onde por muito tempo  não foi importado para outros países.

            O Kaatsu consiste de fitas compressoras que podem ter suas pressões ajustadas e atuam restringindo parte da circulação sanguínea no membro selecionado (Burgomaster et al., 2003). Como o método não comum no Brasil, em pesquisas normalmente são utilizados esfigmomanômetros e calcula-se o percentual de oclusão desejado.

            O método aparece como alternativa para controlar a atrofia muscular em pessoas com acamadas ou com dificuldade de locomoção, assim, podendo aumentar as chances de recuperação. A principal função do método é a manutenção ou ganho de massa magra e ganho de força muscular com utilização de menores cargas e repetições.

            Para se ter uma idéia, no método convencional de treinamento com pesos normalmente cargas entre 65 e 80% de 1RM são utilizados para a hipertrofia muscular e acima desses percentuais para ganho de força muscular. Já com método de oclusão vascular é possivel conseguir  resultados semelhantes com cargas de 20 a 50% apenas (KARABULUT et al., 2009).

ATENÇÃO!!

            Como pudemos ver, o método é muito interessante, e será abordado em maiores detalhes em postagens futuras, mas devemos alertar para a utilização apenas do Kaatsu ou Esfigmomanômetro e com acompanhamento de profissional especializado em oclusão vascular, pois, a pratica pode ser extremamente prejudicial em caso de excessos.

 Referência da imagem: youtube

Análise tática – Organização defensiva Manchester City [vídeo]

Ler a matéria

Como ser um bom zagueiro no futebol – Dica da técnica dos zagueiros modernos [VÍDEO]

Ler a matéria