O que é contratura muscular?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

    Após falarmos sobre distensão muscular e estiramento muscular, hoje o assunto tratado é contratura muscular. Tal lesão é mais um dos diversos problemas musculares ocorrentes na prática esportiva e que merecem cuidados e prevenções.

    A contratura muscular ocorre quando um músculo se contrai de forma mais acentuada que normalmente e permanece contraído sem passar pela fase do relaxamento, gerando um processo inflamatório intenso, com muita dor e incapacidade funcional, podendo ocasionar lesões nas fibras musculares (DAHER, 2014).

    Já Almeida e Silva (2013) relata a contratura muscular como nada mais que uma contração involuntária e continua em uma quantidade de fibras musculares especificas, podendo até ser saliente e palpável. A dor pode ocorrer no local do nódulo ou pode irradiar para em torno dele.

    Maia (2011) relata que a razão para o aparecimento das contraturas ainda não é totalmente conhecida, mas sabemos que alguns fatores aumentam a probabilidade de as desenvolver, sendo eles:

  • Má postura e o mau gesto técnico
  • Stress psicológico
  • Falta de flexibilidade e a rigidez muscular
  • Fadiga generalizada

    O mesmo autor ainda destaca que os músculos relacionados a manutenção da postura e formados por fibras tipo I são os mais afetados pelas contraturas musculares, o que nos leva a crer que os maior causadores desse tipo de lesão muscular é a má postura e os movimentos mal executados e não o excesso de esforço em si.

    Portanto, se atentar a correção postural, flexibilidade e nível de esforço são essenciais para reduzir os riscos de contratura muscular e evitar um transtorno durante a prática esportiva, assim, se mantendo ativo e saudável.

    Lembre-se sempre, identificou qualquer um dos possíveis sintomas de contratura muscular, evite esforços até identificar o grau e se está apto a continuidade das atividades, preze sempre sua saúde acima de tudo.

Veja também:

O que é Distensão Muscular?

O que é Estiramento Muscular?

O que é Contusão Muscular?

5 trabalhos científicos sobre Fisioterapia Desportiva para ler e/ou baixar, veja

Ler a matéria