O que é contusão muscular?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

Em publicações anteriores falamos sobre distensão, estiramento e contratura muscular, visando destacar as causas e sintomas de cada lesão muscular. Na postagem de hoje trataremos sobre contusão muscular, fechando nosso ciclo de conceitos de lesões musculares. Espero que as matérias possam auxiliar na identificação das lesões.
A contusão muscular é uma lesão muito comum em na prática esportiva, especialmente em esportes de contato, pois, ao contrário dos estiramentos, contraturas e distensões, são lesões que ocorrem devido ao atrito direto entre os praticantes. Tal lesão pode ser classificada como leve, moderada ou severa de acordo com o grau e tempo de recuperação (PINHEIRO, 2015). O Editorial da Bibliomed (2008) destaca que 60 a 70% das lesões musculares relacionadas ao esporte são contusões musculares.
Os locais afetados pela contusão muscular podem ser variados, mas normalmente ocorrem nos membros inferiores (PINHEIRO, 2015), muito expostos no esporte de contato.

Sintomas

A contusão muscular tem como sintomas a dor e dificuldade em movimentar a região afetada após o trauma (pancadas, queda, entre outros).
Na maioria dos casos não existe grande dificuldade em diagnosticar a contusão muscular, mas exige cuidado para não ser confundida com uma ruptura muscular, que tem uma gravidade maior e sintomas semelhantes (Editorial Bibliomed, 2008).

Tratamento

Normalmente a contusão é uma lesão benigna que tem sua recuperação  espontânea, porém, dependendo da intensidade do choque pode se tornar algo  grave e até mesmo levar a fraturas.
É tradicional vermos a ocorrência de contusões e o tratamento ser caseiro por meio de pomadas antiinflamatórias, mas persistindo os sintomas deve-se procurar o médico para maiores esclarecimentos e um diagnóstico preciso.
O tratamento para a contusão muscular normalmente utiliza gelo no local, pomadas anti-inflamatórias, alongamentos, repouso e, gradualmente a retoma da atividade física. Em alguns casos a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação, através de equipamentos próprios (PINHEIRO, 2015).

As lesões musculares devem ser prevenidas, mas em caso de ocorrência, esperamos que as informações que compartilhamos no Ciência do  Treinamento possam colaborar.

Veja também:

O que é Distensão Muscular?

O que é Estiramento Muscular?

O que é Contratura Muscular?

Análise tática – Organização defensiva Manchester City [vídeo]

Ler a matéria

Como ser um bom zagueiro no futebol – Dica da técnica dos zagueiros modernos [VÍDEO]

Ler a matéria

O MMA em Londres, Inglaterra/Ederson “Lion” Macedo [VÍDEO]

Ler a matéria