O que é Índice Glicêmico?

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O índice Glicêmico (IG) é um fator que deve ser considerado dentro da alimentação dos praticantes de exercícios físicos, pois, tem influência direta na quantidade de refeições diárias. Dessa forma, hoje separamos uma matéria explicando do que se trata o índice glicêmico e seus níveis.

O IG é um marcador utilizado para classificar os alimentos contendo carboidratos, destacando o valor de resposta glicêmica que os mesmos promovem após o seu consumo (RABAIOLLI et al.,2008).

Alguns autores (WOLEVER et al., 1991; BALL et al., 2003; Sociedade Brasileira de Diabetes, 2008; comentam sobre os valores referenciais acerca dessa variável, onde citam que é classificado da seguinte forma:

Baixo: < que 55

Médio: 56 a 69

Alto: > que 70

O que é destacado pelos autores é que o IG dos alimentos é dependente de uma série de fatores. Os motivos que afetam a motilidade intestinal e a secreção de insulina tem um efeito direto sobre esse parâmetro.

Outros elementos que determinam o índice glicêmico são:

Proporção entre os tipos de carboidratos (amilose ou amilopectina);

Teor de fibras e macronutrientes que compõem os alimentos;

Grau de processamento do grânulo de amido;

O método e o tempo de cocção (cozimento).

Estudos identificaram que dietas compostas por alimentos com alto índice glicêmico oferecem menor nível de saciedade, levando o sujeito a ter que se alimentar mais vezes durante o dia, consequentemente aumentando sua probabilidade de aumento de peso corporal.

Ingerir alimentos ricos em fibras e com uma densidade energética baixa são alternativas recomendadas para controlar o apetite (PAI, GHUGRE, UDIPI, 2005). Outras possíveis alterações desse tipo de dieta é a alteração do perfil lipídico e a secreção insulínica (GUTIERRES E ALFENAZ, 2006; SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2008).

O índice glicêmico também é um indicador da velocidade em que o açúcar presente no alimento alcança a corrente sanguínea. Ter conhecimento desse fator é importante para se ter um bom controle da glicemia.

Em contraste aos alimentos com IG elevado, os alimentos com baixo índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento. (ZANIN, 2015).

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