Artrose de joelho e Artroplastia total [VÍDEO]

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

Muitos praticantes de exercícios físicos sofrem com problemas no joelho ocasionados por traumas ou por desgaste decorrentes da utilização impropria, pré disposição genética ou então pelo avançar da idade. A Artrose é um problema que ocorre muito nessa população, apesar de não ser exclusivamente ocorrente em pessoas fisicamente ativas.

A Artrose ou Osteoartrite se da por um desgaste na cartilagem responsavel pelo deslizamento entre as extremidades ósseas, ocasionando desconforto e até limitação durante atividades, em especial a marcha.

Apesar do avanço nos tratamentos conservadores, que envolvem medidas como mudança no estilo de vida, perda de peso, atividades físicas adequadas, fisioterapia, além do uso de medicamentos, como condroprotetores, analgésicos e antiinflamatórios, a progressão da artrose leva à perda progressiva da independência e da qualidade de vida do indivíduo, o que o faz procurar tratamento incisivo, como a Artroplastia total.
Abaixo veja como funciona a Artroplastia, onde as regiões acometidas pelo desgaste são removidas e substituidas por um composto principalmente por zinco e cobalto, e entremeado por uma substância dura e plástica de polietileno. Dessa forma permitindo o bom deslizamento da articulação.

Análise sobre valgismo dinâmico em agachamentos. [VÍDEO]

Ler a matéria