O que é Escoliose, Hipercifose e Hiperlordose?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

A postura adequada é aquela que o individuo em posição estática, existe pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para manter-se nesta posição, de tal modo que seja facilitado o equilíbrio estático (BLACK, 1993).

Atualmente uma parcela elevada da população mundial sofre com desvios posturais, aos quais podem causar incômodos, ou podem ser extremamente ligeiros.

Existem três tipos de desvios posturais, sendo eles escoliose, hiperlordose e hipercifose.

Escoliose

Kendall (1995) define a escoliose como uma curvatura lateral da coluna. A coluna dispõe de uma curvatura no sentido ântero-posterior, sendo que uma curvatura no sentido lateral é considerada anormal. Como a coluna vertebral não pode inclinar-se lateralmente sem também fazer rotação, a escoliose envolve tanto a flexão lateral quanto a rotação.

Algumas das causas da escoliose, envolvem mudanças na estrutura óssea, problemas neuromusculares que afetam a musculatura do tronco ou encurtamento de um dos membros, como a perna.

escoliose-causas-sintomas-tratamento

Hiperlordose

A hiperlordose, segundo Tribastone (2001), é uma curvatura com concavidade posterior, anormal pela sua intensidade, podendo ter como causas a malformação óssea, posturas incorretas, falta de exercício físico, desgaste do tecido, mecanismo de compensação, rigidez e contratilidade, tais fatores levam a conseqüências biomecânicas como: insuficiência dos músculos extensores do tronco por paralisia dos espinhais lombares, insuficiência dos músculos flexores, particularmente do reto abdominal, insuficiência dos músculos do glúteo; retração do íliopsoas e peso das vísceras.

Hipercifose

A hipercifose, segundo Tribastone (2001),é uma curva torácica cifótica demasiada. Não há dados precisos quanto à amplitude da curva e o valor varia com relação a idade, ao sexo e a raça. Quando tal valor é excessivo, atribui-se a deformidade como hipercifose, sendo assim a curvatura é considera patológica quando estão presentes características estruturais em nível ósseo.

slide 8

Veja também:

Comparação entre métodos de avaliação da postura corporal.

Pilates é realmente eficiente para a melhora da postura corporal?

Influência do treinamento sobre a postura corporal

Lombar: Posição normal ou hiperlordose? Confira o seu caso. [VÍDEO]

Ler a matéria