O que é manguito rotador?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

O manguito rotador fica situado na articulação do ombro e é comumente mencionado por profissionais durante práticas esportivas, mas afinal, do que se trata e como pode acontecer sua lesão?

É um grupo muscular formado por quatro músculos, sendo eles: Supra-espinhoso, Infra-espinhoso, Redondo menor e Subescapular, tem como função principal manter a cabeça do úmero na cavidade glenóide quando o úmero se movimenta garantindo a estabilização da articulação do ombro (TORTORA & GRABOWSKI, 2002; HALL, 2000).

O músculo Supra-espinhoso impede os deslocamentos superiores e pressiona a cabeça do úmero para dentro, o músculo Infra-espinhoso e o músculo Redondo menor tem a função de impedir os deslocamentos anteriores e pressiona a cabeça do úmero de forma medial e para baixo, e o músculo Subescapular impede os deslocamentos posterior da cabeça do úmero além de pressionar a mesma para dentro e para baixo (CALAIS-GERMAIN, 2002).

Antes pensava-se que ao conduzir uma sobrecarga com as mãos, a contração dos músculos deltóide, bíceps braquial e tríceps braquial eram os que estabilizavam o ombro por causa de suas ações verticais e mantinham a cabeça do úmero na cavidade glenóide. Mais tarde, estudos mostraram que esses músculos não esboçavam nenhuma contração ao carregar um peso.

A estabilização do ombro ao carregar peso com a mão é realizada com os músculos horizontais do manguito rotador, principalmente o supra-espinhoso, infra-espinhoso e o redondo menor.

Para a atuação do membro superior com força e destreza é necessário que a escápula possua uma boa estabilização contra o tronco, essa estabilização é feita basicamente pelos músculos: trapézio, rombóides, elevador de escápula e serrátil anterior, estes todo tempo estão contrapondo à ação da gravidade (MORELLI & VULCANO, 1993).

Como ocorre a lesão?

Segundo Castiglia (2015), a lesão pode resultar de uma lesão aguda como uma queda ou pode ser causada pelo desgaste crônico e romper-se com a degeneração do tendão. O impacto com a região anterior da escápula, o acrômio, é associado a lesão do manguito rotador em indivíduos maiores de 40 anos.

O autor ainda relata que é típico o sujeito lesionado sentir dor na região anterior do ombro que irradia para a face lateral do braço. Pode estar presente com as atividades acima do nível dos ombros como pegar objetos no alto do armário ou estender roupas no varal, ou mesmo com o ato de dormir sobre o ombro afetado. A perda de força e dificuldades em atividades rotineiras como pentear o cabelo ou colocar o cinto na calça também são sintomas tradicionais.

Se a lesão ocorrer com um trauma, você pode sentir um estalo e perda de força imediata.

Conheça a origem, inserção e ação do músculo Redondo Maior [Vídeo]

Ler a matéria

Riscos na execução do exercício Mergulho no banco [Vídeo]

Ler a matéria