Análise muscular dos movimentos da Ginástica Artística com Argolas.

A Ginástica Artística é uma das modalidades mais tradicionais dos jogos Olímpicos. Uma das suas categorias que mais geram admiração é a Ginástica Artística com Argolas, onde o competidor tem que apresentar além de muita habilidade, uma força extrema e muito controle motor.

Pensando nisso, o site Muscle and Motion criou um vídeo muito interessante apresentando os músculos envolvidos e suas ações durante manobras clássicas do esporte.

O vídeo destaca três momentos.

No primeiro deles, o momento em que o atleta projeta seu corpo até ficar em posição horizontal. Para tal movimento, o Latíssimo do dorso é o músculo principal da ação e o Peitoral maior é o músculo sinergista. O Triceps tem função de sinergista e estabilizador, enquanto abdome e os músculos dos membros inferiores, em especial o Quadríceps, tem função de estabilizadores.

No segundo momento, também com corpo na horizontal, porém em decúbito ventral, o músculo primário é o Peitoral Maior. O bíceps e os flexores de punho tem função estabilizadora, bem como a região posterior da coxa e músculos dorsais.

O terceiro e último momento, apresenta o atleta já em posição ereta, onde para suportar a carga, o Peitoral Maior e o Latíssimo do dorso tem função primordial. Trapézio e Rombóide aparecem como estabilizadores.

Confira abaixo:

Um campeão mundial vencendo a Síndrome do Pânico/Fabiano Lexo [VÍDEO]

Ler a matéria

A rotina de um atleta olímpico-Judô/Nacif Elias [VÍDEO]

Ler a matéria

Diferença em ação muscular entre Crossover alto, médio e baixo [VÍDEO]

Ler a matéria