Ação muscular durante a execução do Avanço com sobrecargas nas mãos [Vídeo]

O Avanço é um exercício popular nas academias e tem em seu momento final, posicionamento semelhante ao Agachamento Afundo. Existe muita dúvida com relação aos músculos que estão envolvidos na execução do exercício, e para responder a essas dúvidas, o site Muscle and Motion criou um vídeo muito didático apresentando todos os músculos envolvidos e suas ações.

O músculo alvo no movimento são o Glúteo e o Quadríceps da perna posicionada a frente, enquanto Isquiotibiais e  Quadríceps da perna posicionada atrás são os músculos sinergistas. Os músculos alongados no movimento são Iliopsoas e Reto Femoral.

Trapézio, Romboide, Eretores da Espinha e Transverso do Abdômen tem função de estabilização do movimento, bem como os músculos do Core de uma forma geral.

Algo muito comum durante a execução do Avanço é o valgismo dinâmico, ele se dá pelo fato de haver desequilíbrio muscular entre adutores e abdutores, o que afeta a ação do quadril. A falta de fortalecimento em Glúteo máximo e médio, Piriforme e Vasto Medial são o motivo principal para essa alteração postural.

O que devemos fazer para corrigir essa postura?

A auto liberação miofascial nos músculos adutores podem colaborar para a correção, bem como o alongamento estático e o fortalecimento dos Glúteos.

Confira o vídeo abaixo:

Inscrições abertas para o 2° Simpósio Online de Preparação Física no Futebol, confira

Ler a matéria

7 trabalhos científicos sobre Rugby para ler ou baixar, veja

Ler a matéria