Conheça os tipos de pés e pisadas

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

Importante informação principalmente para os praticantes de exercícios físicos, em especial, os corredores, conhecer os tipos de pisadas pode auxiliar a evitar dores indesejadas e melhorar sua postura.

Durante a passada, o primeiro contato do pé com o solo é realizado pelo calcanhar, na sequência ocorre o contato da borda externa do, finalizando com a porção anterior do pé e pelos dedos, sendo acompanhado por uma rotação interna da tíbia, com o objetivo de amortecer o impacto (confira a imagem abaixo).

pés

Apesar de termos sido criados para andar descalços, o caminhar em superfícies duras faz com que utilizemos calçados adequados para deslocamento confortável. Não existe um calçado especifico ideal, esse fator é dependente de cada indivíduo. Únicas dicas aplicáveis de maneira geral é não utilizar calçados muito apertados, nem muito frouxos, pois, podem causar lesões relacionadas a fricção e/ou desconfortos (GUIMARÃES et al., 2000).

O calçado utilizado depende muito do exercício físico que se propõe a praticar, onde este tem direta influência sobre a caminhada e a corrida, podendo prejudicar o desempenho do praticante (OMEY e MICHELI, 1999).

Percorrer grandes distâncias tornam a carga sobre as pernas elevadas e podem ser responsaveis pelas dores musculares ocorrentes após o exercício (CASELLI e LONGOBARDI, 1997).

Tais dores exigem uma investigação detalhada para a descoberta de suas causas, entre os fatores podem estar:

  • Excesso de peso
  • Aumento rápido da distância percorrida e da carga de treinamento
  • Tipo de terreno
  • Cuidados com a musculatura de membros inferiores (alongamentos e fortalecimento)
  • Coordenação dos movimentos
  • Cuidados com a postura
  • Calçado adequado

Se ao acaso o praticante já se atenta a todas essas questões, deve se atentar ao posicionamento do seu pé, sendo que existem 3 tipos de pés e pisadas, onde os primeiros são divididos em: pé chato (plano), arcado (côncavo) e normal, e as pisadas sendo separadas em: neutra, supinada (para fora), pronada (para dentro).

Pé Normal: O mais comum, onde o peso corporal é distribuido de maneira organizada e equilibrada.

Pé Plano: Conhecido como pé chato, tem contato quase que total com o solo e tem formato reto.

Pé Cavo: Tem arco bem acentuado e curvado, onde a planta do pé quase não tem contato com o solo.

Pisada Pronada

Esse tipo de pisada acontece quando o primeiro toque do pé ao solo acontece com a parte de fora do calcanhar e ligeiramente se eleva para a parte de dentro do pé, ganhando impulso na região medial.

Pisada Supinada

Esse tipo de pisada acontece quando o primeiro toque do pé ao solo acontece com a parte de fora do calcanhar e assim se mantém com o movimento para dentro, ganhado impulso de forma lateral.

Pisada Neutra

Esta pisada ocorre quando o primeiro toque do pé no solo acontece com a parte de fora do calcanhar e ligeiramente se eleva para a região medial do pé, fazendo um movimento uniforme para ganhar impulso na parte central do pé.

pisadas

E agora que você já sabe mais sobre os tipos de pisada, qual é a sua? Deixe seu comentário.