O que é VO2?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

      O consumo máximo de oxigênio (VO2 máx) é definido de diversas formas de acordo com cada autor, podendo ser a maior taxa de consumo de oxigênio que pode ser atingido durante o exercício máximo ou exaustivo realizado ao nível do mar (Wilmore e Costill, 2001).

       Para Weineck (1999), o consumo máximo de oxigênio é um indicador da capacidade máxima do organismo produzir trabalho muscular através do metabolismo aeróbio. O VO2 máx vem sendo considerado um dos parâmetros de grande importância como indicador de performance, a condição adequada do ser humano realizar exercícios de média e longa duração é dependente do metabolismo aeróbio e esse, por sua vez, é utilizado para classificar a capacidade cardiorrespiratória, principalmente em atletas.

       O consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) reflete a máxima capacidade de uma pessoa absorver, transportar e consumir oxigênio (ALBOUAINI et al., 2007).

       O VO2 máximo deve ser avaliado em todas as modalidas, pois, mesmo em esportes como futsal, basquete, handebol que tem predominancia anaeróbia, o trabalho sobre o sistema aeróbio visa aumentar a resistência cardiovascular dos praticantes (Santi Maria, Arruda e Almeida, 2009).

Referência da imagem: photobucked

Neymar: jogador consegue realizar tarefas motoras com menor ativação neural

Ler a matéria

Efeitos de um período de treinamento em jogadores de futebol

Ler a matéria