Quais os conceitos de alongamento?

Escrito pelo Prof. Esp. e MBA Danilo Luiz Fambrini

Pratica frequente em todos os ambientes envoltos por atividade fisica e treinamentos, o alongamento é de conhecimento mundial, porém, será que todos sabem conceitua-lo e os tipos de alongamento existentes?

                        A definição de alongamento tem variações dentro da literatura. Fernandes et al. (2002) relata que o alongamento provoca o aumento da mobilidade articular e diminui incidência de contraturas por meio de uma tensão aplicada aos tecidos moles que provoca sua extensibilidade. Outra definição é apresenta por Dantas (2005), na qual alongamento é a forma de atividade que tem como objetivo manter os níveis de flexibilidade obtidos através da realização de movimentos com amplitudes normais, sem restrições físicas.

                        Acredita-se que os antigos gregos usaram algum tipo de treinamento de flexibilidade, permitindo que eles dançassem, realizassem acrobacias e lutassem com mais facilidade. Alter (1999) citado por Achour Júnior (2006) relata que, desde a antiguidade, o alongamento tem sido utilizado como forma de desenvolvimento da flexibilidade.

                        Os alongamentos trazem muitos benefícios, entre eles o desenvolvimento da consciência corporal (melhorando a postura), a redução nas tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados (que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares, principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia), aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior.

                        Portanto, alongamento não pode apenas ser considerado o exercício realizado para ganho de flexibilidade, mas também um meio usado em tratamentos terapêuticos, ganho de força e melhora de outras capacidades físicas como coordenação motora. O alongamento também é uma forma de preparar o corpo para uma atividade física. Ao acordar, quando nos espreguiçamos, estamos executando uma manobra natural de alongamento, preparando o corpo para as atividades do dia.

                        Conclui-se que as varias formas de alongamento se mostram interessantes praticas, porém, quando efetuar? Em futuras postagens serão abordados os tipos de alongamentos e seus benefícios e riscos.

Referência da Imagem: Site Globoesporte

10 trabalhos científicos sobre Alongamento para ler ou baixar, veja

Ler a matéria

Como evitar erro comum na execução de famoso alongamento para Isquiotibiais [VÍDEO]

Ler a matéria

10 trabalhos científicos sobre Basquete para ler ou baixar, veja

Ler a matéria