Óxido Nitrico

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

       O Óxido Nitrico (NO) é um radical livre conhecido por suas funções fisiologicas, sendo elas o sistema cardiovascular, imune, nervoso e reprodutivo (VANNI et al., 2007).

      O NO tem formação natural no organismo pela rota Nitrato-Nitrito-NO, antes dessa descoberta, eram considerados produtos finais o Nitrato e o Nitrito (LUNGBERG et al., 2008).

      Como beneficios, a literatura recente sugere que ele auxilia na redução da pressão arterial diastolica (SUBKO et al., 2010) e na pressão arterial sistolica (KAPIL et al., 2010), as razões ainda não foram totalmente estabelecidas mas existe a sugestão de que seja pela produção de NO através do Nitrito nas paredes dos vasos sanguineos e não somente no coração (LI et al., 2008).

      Uma forma de utilização de NO conhecida recentemente é em forma de suplementação, onde Larsen em seus estudos em 2007, 2010 e 2011 relata essa utilização. Além do uso do nitrato de sódio para tal suplementação, alguns vegetais se mostram interessantes, sendo eles, o espinafre, a alface e a beterraba (TAMME et al., 2004), esse ultimo é o mais utilizado, principalmente como suco, na qual o ciênciadotreinamento.com.br virá a dar mais detalhes em uma futura materia.

Referência da imagem: Site Quimica

Inscreva-se no 14° Encontro Internacional Phorte, confira

Ler a matéria

Concursos abertos para Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, confira

Ler a matéria

10 motivos para se inscrever no 1° Simpósio Online de Prevenção e Reabilitação de Lesões

Ler a matéria