Anatomia e Análise do exercício Abdominal Reto.

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

Em mais um vídeo muito interessante, o site Muscle and Motion traz a anatomia e ánalise do exercício Abdominal Reto.

No inicio do vídeo, são destacados os músculos envolvidos na execução do exercício. A principio é inserido o músculo Reto do abdomên, capaz apenas de uma breve flexão do tronco. Em seguida são adicionados os músculos transverso do abdomên, obliquo interno e externo, ocasionando uma maior flexão do tronco, porém, ainda insuficiente.

Para conseguir uma maior amplitude de movimento são necessários outros músculos além do abdomên, dessa forma, foram inseridos os músculos Iliopsoas, Reto femoral, Tensor da fascia lata, Sartório e Flexores de tronco.

Com a combinação desses músculos, conseguimos uma contração dinâmica do abdomên, no momento em que ocorre a flexão completa do tronco, os músculos dominantes são os flexores do tronco e os músculos abdominais agem na estabilização.

A ativação do Iliopsoas aumenta a sobrecarga na coluna lombar. Portanto para a execução correta, deve-se contrair perfeitamente o abdomên com o intuito de não permitir contração excessiva de Iliopsoas e sobrecarregar lombar no movimento.

 

No final do vídeo os autores deixam algumas sugestões:

Quer fortalecer especificamente os músculos abdominais?

Execute o movimento sem a ativação de Iliopsoas.

Quer fortalecer os músculos abdominais como estabilizadores? Quer fortalecer flexores de quadril?

Execute os abdominais de forma completa, com execução lenta, contraindo os músculos do Core e certificando-se que seus músculos abdominais estão suficientemente fortes, evitando sobrecarga na região lombar.

Análise tática – Organização defensiva Manchester City [vídeo]

Ler a matéria

Como ser um bom zagueiro no futebol – Dica da técnica dos zagueiros modernos [VÍDEO]

Ler a matéria