O que são ligamentos?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

Assim como as articulações (assunto abordado anteriormente), os ligamentos são estruturas importantes para a mobilidade nas atividades cotidianas e na prática esportiva. Hoje apresentamos mais informações com relação aos ligamentos.

Suzarte (2010) relata que os ligamentos tem como função a conexão de um osso ao outro, caso haja lesão, algumas seções tendem a partir em locais diferentes por toda sua extensão, e eles podem ser lesionados sem que haja dano tecidual externo. As articulações mais complexas, como a do joelho, exigem ligamentos que se fixam a cápsula articular, que é caracterizada por uma membrana conjuntiva que envolve as articulações sinoviais.

Para Benjamin e Ralphs (1997) Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, capazes de promover estabilidade das articulações, tem função de condução do movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração.

Os mesmos sugerem que a principal função dos ligamentos é prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações pela sua função proprioceptiva (BENJAMIN & RALPHS, 1997).

Os ligamentos, segundo sua localização, podem ser intracapsulares ou extracapsulares. Os ligamentos intracapsulares (intra-articulares) são encontrados dentro das articulações e são rodeados pela membrana sinovial. Os ligamentos extracapsulares (periarticulares) se encontram fora da cápsula articular (DYCE et al., 1997; FRANDSON et al., 2005).

Abaixo seguem algumas colocações acerca de cada tipo de ligamento.

Ligamentos capsulares (aparecem como espessamento em algumas regiões da Cápsula Articular

Ex.: Ligamento temporomandibular (ATM)

Ligamento temporomandibular (ATM)

Ligamentos extra-capsulares ou extra-articulares (são cordões fibrosos que se estendem de uma a outra peça articular).

Ex.: Ligamento colateral fibular do joelho.

Ligamento colateral fibular do joelho.

Ligamentos intra-capsulares ou intra-articulares (são cordões fibrosos que unem internamento as peças articulares).

Ex.: Ligamentos cruzado anterior e posterior do joelho.

Ligamentos cruzado anterior e posterior do joelho.

Tudo o que você precisa saber sobre a articulação do Ombro [Especial CDT]

Ler a matéria