Análise sobre valgismo dinâmico em agachamentos. [VÍDEO]

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

Infelizmente é comum vermos posturas inadequadas na execução de exercícios em meio aos protocolos de treinamento em academias. Na atual publicação divulgamos o vídeo publicado no site Muscle and motion onde fazem uma análise sobre as razões da ocorrência do valgismo dinâmico na execução de agachamentos.

O valgismo dinâmico se trata de uma projeção do joelho para dentro com uma adução e rotação interna de quadril.

Diversos fatores podem influenciar nesse fato, sendo eles:

1. Desequilíbrio muscular de joelho, quadril e tornozelos.

2.  Mobilidade de dorsiflexão do tornozelo

3. Pronação dos pés

4. Consciência ou coordenação motora

5. Anteversão femoral

6. Coxa vara

O vídeo destaca da influência da pisada, onde a sobrecarga interna ocasiona uma alteração na postura não só do pé mas de todo o membro inferior.

O encurtamento da fascia envolvida na mobilidade das falanges ocasiona uma tensão maior nessa região durante o movimento, ocasionando desvio postural devido à uma reação em cadeia.

Sugere-se nesses casos o alongamento precedendo à pratica, visando um relaxamento da musculatura tensionada permitindo um melhor aproveitamento do movimento. O fortalecimento também é aconselhável, em especial da musculatura de glúteo e rotadores de quadril.

A utilização de exercícios integrados também é uma alternativa, onde pode-se, como no vídeo, utilizar bandas elásticas para se ter um padrão de movimento.

Confira o vídeo abaixo:

Quais regiões tem maior prevalência de lesões em corredores de rua amadores?

Ler a matéria

Análise tática – Organização defensiva Manchester City [vídeo]

Ler a matéria