CBF define datas de retorno e término do Brasileirão e Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou no dia 07 de julho o calendário revisado de competições deste ano. O ajuste se deve à paralisação dos jogos por conta da pandemia de COVID-19. A temporada tem o encerramento previsto para o dia 24 de fevereiro de 2021.
 
As tabelas das Séries A, B e C serão mantidas conforme originalmente anunciadas. Os times de elite jogarão o principal campeonato do Brasil até fevereiro do ano que vem. Já a Segundona será prolongada até janeiro de 2021. Por sua vez, a Copa do Brasil recomeça em 26 de agosto.
 

Campeonato Brasileiro

A competição terá maratona de jogos no primeiro mês, com partidas duas vezes por semana. A única exceção é o meio de semana de 26 de agosto, reservado para a disputa dos jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil. A primeira rodada acontecerá no fim de semana do dia 09 de agosto, com os seguinte jogos:

  • Flamengo x Atlético-MG
  • Botafogo x Bahia
  • Palmeiras x Vasco
  • Santos x Bragantino
  • Corinthians x Atlético-GO
  • Grêmio x Fluminense
  • Sport x Ceará
  • Coritiba x Internacional
  • Fortaleza x Athletico
  • Goiás x São Paulo
 
– A Série A do Brasileirão será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas. 
 
– A Série B do Campeonato Brasileiro irá de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.
 
– A Série C terá seu início conjuntamente com as Séries A e B por solicitação unânime dos clubes. A competição será disputada em 26 datas, de 9 de agosto a 31 de janeiro.
 
– A Série D tem como previsão de início em 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento.
 

Copa do Brasil

 
As 11 datas restantes da competição mais democrática do país serão disputadas entre 26 de agosto e 10 de fevereiro. A Copa do Brasil será reiniciada com os jogos de volta da terceira fase e segue com o mesmo regulamento. 
 

Copa do Nordeste

 
A maior competição regional do país tem cinco datas a serem disputadas e será retomada em sua oitava e última rodada da primeira fase no próximo dia 21. A Copa do Nordeste terá quartas de final e semifinais disputadas em jogo único. A decisão será em duas partidas, com a inicial marcada para 1.º de agosto e a segunda para o dia 4 do mesmo mês. Os duelos terão como sede única o Estado da Bahia, modelo inédito nas competições do futebol brasileiro.

Análise tática – Organização defensiva Manchester City [vídeo]

Ler a matéria

Como analisar a tática de um time de futebol? – Organização Ofensiva e Defensiva [VÍDEO]

Ler a matéria

Raio X Domènec Torrent: Quem é o treinador e quem é sua possível comissão técnica?

Ler a matéria