Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini
Em publicações anteriores relatamos sobre o conceito e importância das Vitaminas A, C e D. Talvez os efeitos e o conhecimento das fontes de Vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis) não sejam tão populares quanto as anteriores, no entanto, não a torna menos importante.
Existem relatos da descoberta da Vitamina E em 1922, onde em um experimento com ratos, muito utilizados para comparativo científico com humanos, notaram que as ratas que se encontravas em gestação, não conseguiram manter a mesma quando houve ausência dessa substância. Efeito semelhante houve com os machos, que teve alterações nos testículos, onde surgiu o conhecido efeito antiesterilidade, originando o a nomenclatura Vitamina E (MELDAU, 2015).
A Vitamina E é lipossolúvel e tem sua importância em sua ação antioxidante, assim como a vitamina C. Dessa forma, tal nutriente combate os radicais livres que podem prejudicar as células. Estudos vem destacando os benefícios da Vitamina E, como a redução do risco de doenças cardíacas, prevenção do câncer de próstata, doença de Alzheimer e da Esclerose Lateral Amiotrófica (STUPPIELLO, 2015).
É raro em humanos existir a deficiência da Vitamina E, ocorrentem em pessoas com alguma patologia, onde a alimentação e suplementação é capaz de suprir tal ausência.
Alimentos ricos em Vitamina E
Segundo Zanin (2015), os principais alimentos ricos em Vitamina E são os descritos na tabela abaixo: