Escrito por: Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini
Referência da imagem: Notícias R7
Por ser a principal capacidade motora do ser humano, a força muscular é alvo de diversos estudos, tanto na área da saúde, quanto no treinamento esportivo. Cada autor a define segundo sua visão crítica, buscando um melhor conceito e entendimento para a mesma. Carnaval (2002) conceitua força muscular como a força máxima que pode ser gerada por um músculo ou grupo muscular. Já para Zakharov (1992), força muscular é a capacidade de superação da resistência externa e de contra-ação a esta resistência, por meio de esforços musculares.
Para Baechle e Groves (1992), é a força que o músculo ou grupo muscular, pode exercer contra uma resistência em um esforço máximo. Guyton e Hall (1997) caracterizam a força muscular como a capacidade que o músculo ou grupo muscular, tem de vencer uma dada resistência, a uma dada velocidade, num determinado exercício.
“Designação genérica para a força de um músculo. Entende-se, sendo tanto a força estática empregada por solicitação voluntária máxima de um músculo, como a desenvolvida durante uma tensão muscular voluntária, máxima, dinâmica” (HOLLMANN & HETTINGER, 1983, apud SILVA, 2007).
Para que se possa entender a força muscular é necessário conhecer o principal agente gerador de todo este processo: o músculo.