Que atividades físicas vigorosas são benéficas à saúde, não há dúvidas. Um posicionamento do American College of Sports Medicine indica, inclusive, que para atividades moderadas ou vigorosas que geram o MESMO gasto calórico, àquelas feitas de modo vigoroso proporcionam MAIOR redução de risco para mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares.
Mas esforços vigorosos não são capazes APENAS de reduzir a mortalidade! Fazer atividades físicas vigorosas também protege contra doenças crônicas.
Em um estudo com 1.290 adultos e idosos do sul do Rio Grande do Sul, com média de 46 anos, os autores observaram que 14,3% eram considerados fisicamente ATIVO para atividades físicas MODERADAS e que 14,6% eram ATIVOS ao se considerarem atividades VIGOROSAS.
Ao cruzarem os dados de SAÚDE com os dados de ATIVIDADES FÍSICAS, os autores observaram que a prática de atividades proporcionava uma PROTEÇÃO de:
16% (moderada) e 34% (vigorosa) para obesidade
16% (moderada) e 35% (vigorosa) p/ hipertensão
9% (moderada) e 71% (vigorosa) para diabetes
Sendo que apenas as atividades físicas VIGOROSAS proporcionaram efeitos estatisticamente significantes.
Lembre-se:
1) A recomendação mais aceita para atividades físicas vigorosas é de 75 min por semana, ou seja, 25 min por dia, 3x/semana
2) Para ser vigorosa, a atividade física não precisa ser realizada até passar mal ou até vomitar. Basta seguir as diretrizes internacionais.
Post: @fabricioboscolo
Siga: @cienciadotreinamento
REF: DOI: 10.1590/1980-549720190023
Ver essa foto no Instagram