Agachamento e sua simplicidade!

Escrevo esse post com um elogio a simplicidade, pois apenas com agachamentos com o peso corporal (PC) é possível melhorar o desempenho físico de atletas pré-adolescentes.

Em um estudo de 2013 com 94 garotos de 13-14 anos, divididos em 2 grupos (agachamento PC e controle) demonstrou que o treino com agachamento PC feito 5 vezes por semana durante 8 semanas apresentou aumentos significativos de força, melhora no perfil de composição corporal (-4.2% gordura e +2.7% massa magra) e aumento de salto vertical (+3.4%) em comparação com o grupo controle. O jovens atletas realizavam 100 agachamentos PC por sessão com tempo fixo.
Os movimentos do peso corporal, como agachamentos, flexões e afundos são exercícios simples e eficazes que podem ser utilizados sem a necessidade de equipamentos ou ginásios. Com esta idade, teremos muito tempo até progredir para métodos mais complexos com maiores sobrecargas. Até lá a simplicidade funciona muito bem! ref – J Sports Sci Med. 2013 Mar; 12(1): 60–65. (João Coutinho)
.
Post de @treinamentoesportivo
Siga: @cienciadotreinamento