Como identificar a necessidade do treino pliométrico em seus atletas

 

O treinamento Pliométrico é bastante utilizado na preparação de atletas futebolistas, durante esse método de treinamento podemos treinar o CAE (Ciclo Alongamento-Encurtamento) que trata-se da passagem rápida de uma ação excêntrica para uma ação concêntrica através de energia elástica das fibras musculares.
.
Para a identificação da necessidade do seu atleta no treinamento pliométrico, dois testes de fácil aplicação lhe dará parâmetros ótimos para a necessidade de inserir pliométricos na rotina dos seus atletas.
.
OS TESTES
.
Squat Jump: o SJ é um teste de agachamento com salto, onde o atleta agacha em 90° e partindo de uma posição estática realiza uma ação concêntrica de salto, onde a altura é a medida.
.
Counter Movement Jump: o CMJ é um teste onde o atleta realiza uma ação excêntrica de agachamento e em seguida uma concêntrica de salto sem pausa entre as ações, com o objetivo de analisar a capacidade do CAE no atleta.
.
Ao comparar os resultados entre o SJ e o CMJ a diferença entre o desempenho do CMJ em relação ao SJ não pode ser menor que 10%, números menores que 10% demonstra uma necessidade do treinamento pliométrico para melhora da eficiência do CAE.
.
Alguns apps podem ser usados como o My Jump 2 ou uso de uma plataforma de contato que requer um investimento por parte do preparador ou clube.
.
Post de @preparacao.fisicanet
Siga: @cienciadotreinamento
.
REFERÊNCIA
.
BAKER, D. Improving, vertical jumping performance
through general, special, and specific strength
training: a brief review. Journal of Strength and
Conditioning Research, v.10, n.2, p.131-6, 1996.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)