Conheça os diferentes tipos de Escolioses

🔎A escoliose é definida como uma alteração tridimensional da coluna vertebral, em que ocorre uma alteração das curvaturas fisiológicas da coluna e um desvio lateral é observado.
.
.
🔎A alteração é caracterizada por presença de desvio lateral no plano frontal e lordose no plano sagital, associada ou não à rotação dos corpos vertebrais no plano transverso. Pode se localizar na região cervical (menos comum), torácica, lombar ou ainda ocupar essas duas últimas, sendo considerada tóraco-lombar.

🔎A nomenclatura é realizada de acordo com a convexidade e o posicionamento da curvatura. Por exemplo, uma curvatura em região lombar com convexidade a esquerda é denominada escoliose lombar esquerda.
.
.
.
.
🔎Tratamento para Escoliose

A fisioterapia é recomendada como a primeira opção de tratamento para pequenas curvas, com a finalidade de impedir sua progressão. Os principais objetivos do tratamento fisioterapêutico são proporcionar o alongamento das cadeias musculares, aumentar a flexibilidade e mobilidade da coluna e melhorar o padrão postural do paciente.
.
.
.
🔎Entre os métodos fisioterapêuticos para o tratamento da escoliose além da cinesioterapia básica, destacam-se a reeducação postural global, o isostretching, o pilates, a estimulação elétrica dos músculos e o método Klapp.
.
.
.
🔎Reeducação postural global (RPG)
A RPG é indicada para pacientes que possuem menos de 40°, avaliados pelo ângulo de Cobb. É um método que consiste na reabilitação postural, por meio do reequilíbrio muscular.
.
Post de: @fisioterapia_estudante
Siga: @cienciadotreinamento
.
.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)