Dá para emagrecer comendo mais?

É possível emagrecer comendo MAIS do que comia antes de começar a treinar?
.
A resposta é sim.
.
Imagina que você comia uma quantidade X de comida, e então começa a treinar #musculação 2x/semana. Aí, depois de 4 meses treinando, você faz um registro alimentar e percebe que aumentou tua ingesta calórica em 15%. Ou seja, 4 meses depois de ter começado a puxar ferro, você está comendo MAIS que antes de ter começado, quando levava uma vida sedentária!
.
Você se pesa e não diminuiu nem 1 QUILO! Já pensa…. ferrrou. Então, você também faz uma avaliação e composição corporal usando SOMATÓRIO DE DOBRAS CUTÂNEAS e uma tomografia computadorizada para avaliar o quanto você tem de TECIDO ADIPOSO subcutâneo e visceral. Para tua SURPRESA, tuas DOBRAS CUTÂNEAS diminuíram 8,5% e a gordura visceral diminuiu mais de 10%!
.
Aí você para e pensa… Como assim, estou comendo MAIS e diminui a gordura do meu corpo? Lembre-se, você adicionou uma variável nova, a musculação, 2 vezes por semana, em sessões que duravam de 45 a 60 min por dia! Ou seja, embora a recomendação internacional para atividades vigorosas sejam 75min por semana, você estava fazendo entre 90min e 120min, de 20% a 60% a mais que o mínimo recomendado! Você também usou um protocolo de treino que combinava cargas pesadas e elevada produção de potência, enfatizando ações com bastante velocidade.
.
Estas sessões, provavelmente, geraram um gasto calórico de 400 a 700 kcal por sessão. Portanto, embora você tenha AUMENTADO a tua ingesta calórica, você TAMBÉM AUMENTOU o GASTO CALÓRICO, fazendo com que teu corpo tivesse que se esforçar para regenerar todas as estruturas desgastadas nos treinos (como glicogênio e fibras musculares).
.
Portanto, sim! É possível emagrecer comendo MAIS do que comia ANTES. Desde que você comece a treinar corretamente!
.
Post de @fabricioboscolo

Siga: @cienciadotreinamento

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)

Qual remédio prescrever para melhora da saúde? O resultado pode te surpreender!

Ler a matéria

Futebol Feminino: Efeitos do ciclo menstrual na performance

Ler a matéria