Efeito do calendário esportivo!

Um estudo recente demonstra como competições mais frequentes podem afetar o desempenho em atletas. Os pesquisadores acompanharam 2 equipes (n = 15 cada) de futebol não-profissional em 6 semanas de temporada competitiva.
A equipe 1 fez um jogo por semana enquanto a equipe 2 participou de em 2 competições por semana. Ambas ainda faziam 2 sessões de treino semanal além dos jogos. Foram avaliados no início, na semana 3 e na semana 6 de competição. Os testes foram: salto vertical, sprints 10 e 20m e Yo-YoIR1.
Resultados

Na semana 3, não houve diferenças significativas nas medidas de desempenho. No entanto na semana 6 a equipe 2 apresentou queda significativa em todos os testes. O cronograma com mais jogos acabou resultando numa queda no nível de desempenho e condicionamento dos atletas.

Este estudo serve como um bom lembrete que ao ter atletas envolvidos em mais de uma competição por semana, os treinadores devem estar mais conscientes do grau de condicionamento de seus atletas. Manter controle do desempenho é um meio simples e eficaz de monitorar os atletas, além de orientar o conteúdo do treino. No meu caso que lido com tênis e o calendário modifica constantemente, preciso de controle eficiente do volume de treinamento para garantir que os atletas possam manter os ganhos de capacidade física da pré-temporada ao longo do ano sem se machucar.
.
Siga: @cienciadotreinamento
Post de @treinamentoesportivo
.
ref – Int J Sports Physiol Perform. 2014 May;9(3)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)