Efeitos fisiologicos e na aptidão física em um período congestionado de partidas

O calendário é tema de grande discussão entre profissionais e amantes do futebol, dado o número de competições que temos durante o ano, o congestionamento de partidas se torna algo inevitável, o que vem influenciando diretamente na qualidade das partidas devido ao excesso de carga que esses jogadores estão expostos atualmente.
.
ESTUDO
.
18 jogadores de futebol de elite da Tunísia, foram avaliados antes e depois de um período de 6 semanas com 10 partidas durante o play-off da temporada competitiva.
.
Foram avaliados em : Yo Yo Intermitente Recovery Test 1, RSA, Squat Jump , CMJ.

Além disso, parâmetros variação de volumes plasmáticos e hematológicos (eritrócitos [M / mm 3 ], hematócrito [%], hemoglobina,volume corpuscular médio, conteúdo corpuscular médio de hemoglobina e concentração média de hemoglobina foram avaliadas. .
As cargas foram controladas diariamente através do método PSExSessão.
.
RESULTADOS
.
Houve declínio no teste Yo Yo RT1 depois do período congestionado de partidas, o RSA teve alta na concentração de lactato também após o período congestionado, não houve diferença significativa no SJ e no CMJ em ambos os testes.
.
Foi encontrada uma diminuição significativa de antes para pós período congestionado para o valor de eritrócitos e a concentração de hemoglobina.
 A porcentagem de hematócrito também foi significativamente menor após período congestionado. O volume corpuscular médio, o conteúdo médio de hemoglobina corpuscular e os valores médios de conteúdo de hemoglobina não foram estatisticamente diferentes.
.
CONCLUSÃO
.
Um período congestionado de partidas tem influência negativa na aptidão aeróbia e nos marcadores hematológicos, no entanto, o estudo não apresentou uma relação clara e direta entre ambos.Mais estudos precisam ser analisados.
.
.
Siga: @cienciadotreinamento e @preparacao.fisicanet
.
REFERÊNCIA
.
https://doi.org/10.1371/journal.pone.0219692

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)

Qual remédio prescrever para melhora da saúde? O resultado pode te surpreender!

Ler a matéria

Futebol Feminino: Efeitos do ciclo menstrual na performance

Ler a matéria