Em idosos, musculação reduz dor corporal

A #musculação promove resultados incríveis!

Mas, na minha opinião, as pessoas que mais se beneficiam são as idosas. O impacto do treino de #força nos mais velhos é impressionante, e neste post não caberiam todos os efeitos positivos!

Além de melhorar a densidade mineral óssea, prevenindo ou retardando a #osteoporose durante o #envelhecimento, observam-se efeitos na musculatura, com aumento da #força e #hipertrofia muscular e as articulações passam a trabalhar de modo mais adequado, com maior estabilidade muscular!

Com músculos mais saudáveis, a gente também reduz a chance de desenvolver #diabetes, e a sua magnitude, se ela já estiver presente!

Melhora-se a musculatura cardíaca, sendo que o #coração fica mais forte e resistente, sofrendo menor carga de cisalhamento. Junto com isto são observados diversos efeitos nos vasos sanguíneos, redução da resistência vascular periférica e até da pressão arterial – o que diminui a severidade da #hipertensão arterial!

Tem estudos registrando até melhoras cognitivas e neuroplasticidade – com efeitos na memora e na saúde mental.

Em um estudo de revisão sistemática com metanálise recente [1], que avaliou 245 estudos diferentes que mensuraram os efeitos da musculação na #QualidadeDeVida de idosos, constataram-se efeitos incríveis na saúde física e na saúde mental. Mas os resultados mais impressionantes foram na redução da DOR CORPORAL!

Em uma média de 4 semanas de intervenção, o treino de força já foi capaz de reduzir sensivelmente a percepção de dor destes idosos!

Todos profissionais de Educação Física querem promover 📈 QUALIDADE DE VIDA! Mas poucos avaliam e entregam resultados 📋 da qualidade de vida para seus clientes.
.
Siga: @cienciadotreinamento, veja nossos stories, destaques e o link da Bio.
Post: @fabricioboscolo
.
.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)