Futebol Feminino: Efeitos do ciclo menstrual na performance

O futebol feminino vem crescendo e evoluindo a cada ano, com isso a preparação de futebolistas do sexo feminino se atenta para as particularidades do gênero na hora da sua preparação atlética, dentre as preocupações da comissão técnica, está os efeitos do ciclo menstrual na performance física das atletas.
.
Qual a influência de cada fase do ciclo ?
.
ESTUDO
.
9 jogadoras de futebol da segunda divisão da liga alemã, foram rigorosamente analisadas durante 6 meses sobre a rotina dos seus ciclos, após esse período foram avaliadas em duas fases distintas do ciclo menstrual:
.
Fase Folicular (5-7 dias): fase que antecipa a ovulação, baixa quantidade dos hormônios progesterona e estrogênio.
.
Fase Lútea média: fase após a ovulação, alta quantidade de progesterona e estrogênio, fase conhecida popularmente como TPM.
.
Foram avaliadas nesses dois momentos distintos do ciclo durante um período de temporada de 8 semanas em :
Composição corporal, Salto com Contramovimento (CMJ), Sprint 30mts e Yo Yo Intermitente Test.
.
RESULTADOS
.
Durante a Fase Lútea houve diminuição acentuada na capacidade de resistência das atletas no teste de Yo Yo Intermitente Test em comparação a Fase Folicular sem nenhuma diminuição clara no sprint , composição corporal ou salto CMJ. .

CONCLUSÃO
.
O ciclo menstrual pode possuir forte influência nas capacidades físicas, principalmente na capacidade de resistência,cabe a comissão técnica avaliar e acompanhar as fases do ciclo periodicamente para o melhor andamento dos trabalhos físicos da equipe .
.
REFERÊNCIA
.
Julian R, Hecksteden A, Fullagar HHK, Meyer T (2017) The effects of menstrual cycle phase on physical performance in female soccer players. PLOS ONE 12(3): e0173951.
.
Siga: @cienciadotreinamento e @preparacao.fisicanet

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)