Há influência da formação da equipe nos aspectos físicos?

O futebol é dinâmico e envolve a interação das suas dimensões de forma indissociável, ao ponto que mudanças nas características do jogo podem levar a influência direta ou não nos aspectos técnicos e físicos dos jogadores, assim como na sua tomada de decisão e percepção do jogo.
.
ESTUDO
.
20 partidas da FA Premier League foram analisadas usando um sistema computadorizado de rastreamento, onde o objetivo foi determinar se a formação da equipe tem influência das ações em alta intensidade da equipe com e sem a posse da bola, como também, se os aspectos técnicos diferia em sistemas táticos :4-4-2, 4-3-3 e 4-5-1.
.
RESULTADOS
.
No geral, os sistemas táticos não foram diferentes na corrida em alta intensidade, no entanto, os atacantes do esquema 4-3-3 apresentaram 30% a mais em corrida em alta intensidade comparado aos outros sistemas, e os passes mais bem sucedidos foram maiores no esquema 4-4-2.
O esquema 4-5-1 apresentou menos corridas em alta intensidade com a posse da bola do que sem a posse.
.
CONCLUSÃO
.
Os esquemas táticos não diferiram na corrida em alta intensidade, a não ser para os atacantes do 4-3-3 que obtiveram uma carga mais significativa em ações de alta intensidade, o número de passes pareceu ser melhor em um esquema 4-4-2.
.
Post de @preparacao.fisicanet
Siga: @cienciadotreinamento
.

REFERÊNCIA
.
Bradley, Paul & Carling, Christopher & Archer, David & Roberts, Jenny & Dodds, Andrew & Di Mascio, Michele & Paul, Darren & Diaz, Antonio & Peart, Dan & Krustrup, Peter. (2011). The effect of playing formation on high-intensity running and technical profiles in English FA Premier League soccer matches. Journal of sports sciences. 29. 821-30. 10.1080/02640414.2011.561868

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)