A articulação do quadril é uma das mais importantes para atletas, ela tem características de mobilidade pois realiza movimento nos 3 planos: Sagital(extensão e flexão), Frontal(adução e abdução) e Transversal (rotação interna e externa).
.
É formado pela camada superficial que inclui: glúteo máximo, médio, mínimo e tensor da fáscia lata.
Camada profunda:quadrado femoral, piriforme, gêmeo inferior e superior e obturador interno.
.
No futebol, a articulação do quadril é muito solicitada em todas as ações, sendo de total importância o fortalecimento dos músculos dessa região e também o trabalho de mobilidade.
.
ESTUDO
.
210 jogadores de futebol com idade entre 14 e 34 anos, foram acompanhados durante uma temporada de 30 semanas.
.
Os jogadores realizaram testes de força abdutora bilateral do quadril através de um dinamômetro de mão.
.
Foram acompanhados durante toda a temporada com o objetivo de correlacionar a força abdutora de quadril com as incidências de entorses lateral de tornozelo sem contato.
.
RESULTADOS
.
Foram registradas 25 entorses de tornozelo sem contato, uma incidência de 11,9% anual. A força abdutora de quadril foi menor nos jogadores acometidos com a lesão.
.
CONCLUSÃO
.
A diminuição da força abdutora de quadril teve influência nos entorses de tornozelo sem contato, jogadores de futebol devem fortalecer essa região no objetivo de tentar diminuir lesões de entorse sem contato.
.
Siga: @cienciadotreinamento e veja nossos destaques para aproveitar nossos beneficios.
Post de @preparacao.fisicanet
.
REFERÊNCIA
.
Christopher M. Powers, Navid Ghoddosi, Rachel K. Straub, Khalil Khayambashi; Hip Strength as a Predictor of Ankle Sprains in Male Soccer Players: A Prospective Study. J Athl Train 1 November 2017; 52 (11): 1048–1055. doi: https://doi.org/10.4085/1062-6050-52.11.18
.
Ver essa foto no Instagram