Influência do modelo de jogo na demanda física da equipe

O futebol vem evoluindo em todos os aspectos e a cada dia que passa se moldando a vertente tática, a organização e operacionalização das ações da equipe é a principal constante que determina o modelo de jogo da equipe.

Com relação aos aspectos técnicos e físicos, pouco se sabe sobre a influência do modelo de jogo da equipe no desempenho da equipe, o que implica questionarmos a real influência do modelo de jogo nas ações físicas da equipe.

ESTUDO

Análise realizada na Copa do Mundo Rússia FIFA 2018 com 59 partidas onde selecionaram equipes que possuíam em seu modelo de jogo a organização posicional (posse de bola) ou jogo direto (ataque rápido ou contra-ataque), com o objetivo de avaliar a influência de ambos na demanda física e técnica das equipes.

RESULTADOS

Os resultados mostraram que as equipes que possuíam o jogo posicional (maior posse de bola) tiveram maior demanda em corridas de alta intensidade e números de sprints por partida em relação ao jogo direto (ataque rápido ou contra-ataque).

CONCLUSÃO

O modelo de jogo da equipe parece influenciar a demanda física, cabe a comissão técnica criar estratégias para que os atletas supram essa demanda de forma integrada.
.
📍Siga: @cienciadotreinamento e veja nossos stories, destaques e Reels
Post de @preparacao.fisicanet

REFERÊNCIA

Yi Q, Gómez MA, Wang L, Huang G, Zhang H, Liu H. Technical and physical match performance of teams in the 2018 FIFA World Cup: Effects of two different playing styles. J Sports Sci. 2019 Nov;37(22):2569-2577. doi: 10.1080/02640414.2019.1648120.
.
.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)