Mais força significa mais desempenho?

Um grupo de jogadores de futebol de 17 anos foram avaliados nos seguintes testes: sprint 5 e 20m, salto vertical e squat jump. Antes foram avaliados no teste de 1RM agachamento. A idéia dos autores era verificar se haveria uma correlação entre os atletas mais fortes no 1RM com os melhores resultados nos testes.

Os pesquisadores determinaram a correlação entre força absoluta e força relativa em cada um dos testes. A força absoluta pode ser definida como a força máxima que se pode produzir em uma única contração voluntária. A força relativa refere-se à quantidade de força produzida por peso corporal.

Exemplo: um jogador de 80kg agacha com 130kg enquanto outro de 60kg agacha com 120kg. O primeiro possui maior força absoluta (130kg), no entanto, quando o peso corporal de cada atleta é colocado na equação, vemos que o primeiro possui uma força relativa de 1,6x peso corporal enquanto que o segundo levanta 2x o seu peso corporal

No estudo, os pesquisadores descobriram que a força absoluta apresentou maior correlação nos testes de sprint de 5m, squat jump e salto vertical. A força relativa demonstrou a correlação mais forte no teste de sprint de 20 m. Quando tudo mais é igual entre dois atletas, parece que a força é um forte preditor de quem provavelmente terá melhor desempenho. Os autores concluem que o treinamento e desenvolvimento da força de membros inferiores em atletas juniores é um fator altamente positivo para seu desempenho.
.
.
Siga: @cienciadotreinamento
Post de @treinamentoesportivo
.
ref – J Strength Cond Res. 2014 Jan;28(1)
.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)