Memória muscular e a volta aos treinamentos

Quem para de treinar e, depois, volta…. melhora mais rápido?
Este fenômeno é conhecido como MEMÓRIA MUSCULAR, e estaria associado à habilidade de um músculo previamente treinado “se lembrar” dos estímulos do passado, e responder mais rápido a novos estímulos depois de um tempo parado!
Isto seria relevante na melhora da #força e na #hipertrofia muscular, especialmente depois de períodos de interrupção dos treinos. Uma das linhas de estudo envolve o domínio mionuclear, mas isso é papo para outro post. Hoje a ideia é ver os resultados de um estudo bem legal.
.
Os autores expuseram sujeitos inativos a 10 semanas de treino no leg press e na cadeira extensora – mas apenas UM MEMBRO INFERIOR treinou.  Aí, a pessoa ficou 20 semanas SEM TREINAR e, então, fez 3 séries de leg press e 3 séries de cadeira extensora, ambos exercícios com 75% de 1RM e até a fadiga voluntária.
.
ANTES e DEPOIS do treino os pesquisadores avaliaram a força e fizeram uma biopsia na musculatura do vasto lateral e analisaram um monte de marcadores bioquímicos, proteínas e expressão gênica. Como resultados, destacam-se a perna que TREINOU:
.
1) Mesmo ficando 20 semanas sem treinar, ainda era mais forte que a perna que permaneceu sedentária, mas a massa muscular era semelhante.
2) Apresentou maior aumento no PGC-1a após a sessão, um marcador de biogênese de mitocôndrias e que está associado à produção de energia.
3) Exibiu maior fosforilação da 4E-BP1, da AMPK e da eEF2, proteínas relacionadas à sinalização para hipertrofia muscular.
Um ponto importante do estudo é que o sexo das pessoas parece modular estas respostas, as quais foram mais evidentes em homens do que em mulheres.
.
Portanto, o recado é esse: Se você parou durante um tempo, e está pensando em voltar a treinar, VOLTE! Volte, inclusive sabendo que teus ganhos podem vir MAIS RÁPIDOS em comparação a quem nunca treinou.
.
Se você nunca treinou, e está pensando em treinar, MANDA VER! Nunca é tarde.
.
.
REF: Moberg et al. 
.
Siga: @cienciadotreinamento e @fabricioboscolo

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)

Qual remédio prescrever para melhora da saúde? O resultado pode te surpreender!

Ler a matéria

Futebol Feminino: Efeitos do ciclo menstrual na performance

Ler a matéria