Músculo Esquelético: Veja sua composição e detalhes.

O tecido muscular esquelético está situado nos músculos esqueléticos, que são órgãos individuais que se conectam ao esqueleto e o movimentam. Esse tecido corresponde a 40% do peso corporal. O músculo esquelético é inervado pela divisão voluntária do sistema nervoso e está sujeito ao controle consciente; você consegue controlar
esse tecido muscular de acordo com a sua vontade.

Várias bainhas de tecido conjuntivo mantêm as fibras de um músculo esquelético unidas. Essas bainhas, do exterior para o interior, são:

📌 Epimísio: Uma camada externa de tecido conjuntivo denso não modelado circunda todo o músculo esquelético. Essa camada é o epimísio, um nome que significa “em cima do músculo”. Algumas vezes, o epimísio mistura-se com a fáscia profunda situada entre os músculos vizinhos.

📌 Perimísio: Dentro de cada músculo esquelético, as fibras musculares são separadas em grupos. Cada grupo, que se assemelha a um feixe de varas amarradas, chama-se fascículo (“feixe”). Em volta de cada fascículo há uma camada de tecido conjuntivo fibroso, chamada perimísio (“em volta do músculo
[fascículo]”).

📌 Endomísio: Dentro de um fascículo, cada fibra muscular é circundada por uma bainha fina de tecido conjuntivo frouxo consistindo principalmente em fibras reticulares. Essa camada é o endomísio (“dentro do músculo”).

Esses tecidos conjuntivos fibrosos unem as fibras
musculares e as mantêm em alinhamento paralelo para que possam trabalhar juntas e produzir força. Todas as três bainhas convergem e formam o tendão, a estrutura de tecido conjuntivo que une os músculos esqueléticos aos ossos. Quando as fibras musculares se contraem, elas empurram o endomísio circundante. Por causa da continuidade entre as bainhas, esse empurrão é exercido também no perimísio, no epimísio e no tendão, uma sequência que transmite a força de contração para o osso que está sendo movimentado. As bainhas também conferem a um músculo grande parte de sua elasticidade natural e carregam os vasos sanguíneos e nervos que suprem as fibras musculares.

Siga: @cienciadotreinamento  e  @hey.fisio
.
.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)

Por que o exercício físico gera efeito anti-envelhecimento?

Ler a matéria