A epicondilite é a inflamação dos tendões (tendinite), na região do epicôndilo, sendo a dor no cotovelo, que pode variar bastante de intensidade, o principal sintoma.
Em termos de anatomia, na articulação do cotovelo convergem três ossos: o úmero que é o maior osso do braço e os dois ossos do antebraço (rádio e ulna). O úmero estende-se desde o ombro até o cotovelo, o rádio e a ulna desde o cotovelo até o punho.
Os músculos do antebraço são responsáveis pelos movimentos do punho e dos dedos. Os tendões são uma espécie de “fita” ou “cordão” fibroso que conecta o músculo ao osso.
Na região próxima à articulação do cotovelo, o úmero possui duas protuberâncias. Essas protuberâncias são denominadas epicôndilos (lateral e medial). Por isto, e dependendo dos tendões afetados nesta região, podemos identificar dois tipos de tendinite:
👉🏼 Epicondilite lateral ou cotovelo de tenista é uma inflamação que ocorre nos tendões extensores do antebraço na região do epicôndilo lateral.
👉🏼 Epicondilite medial ou cotovelo de golfista é uma inflamação que ocorre nos tendões flexores do antebraço na região do epicôndilo medial.
Qualquer pessoa pode desenvolver uma epicondilite. No entanto, as pessoas que realizam os mesmos movimentos de uma forma repetida nas suas profissões, em esportes (principalmente tênis) ou atividades diárias são mais suscetíveis a inflamações dos tendões.
🔹Sigam @cienciadotreinamento veja nossos destaques, stories e não perca as novidades!
Post de @hey.fisio
.
Ver essa foto no Instagram