O que é Pressão Arterial Sistólica e Diastólica?

Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini

          A pressão arterial é uma medida de quão intenso é o fluxo de sangue passando pelas suas artérias. Os valores de referência para pressão arterial são medidos em milímetros de mercúrio (mmHg) e ela é composta de duas medidas: sistólica e diastólica.

            A P.A é um tema no qual todos nós já ouvimos falar, mas grande parte da população não sabe ao certo do que se trata a pressão sistólica e diastólica. A presente publicação tem o objetivo de saciar as dúvidas dos leitores acerca dos conceitos da PAS e PAD.

A Pressão Arterial Sistólica

            A PAS é também conhecida como a “pressão máxima”, e se trata da pressão do sangue no momento da sístole cardíaca, em outras palavras, no momento da contração do coração, ocasionando o impulso do sangue para as artérias.

            Se trata da pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, ou seja, quanto mais o coração se contrai com ênfase, mais a pressão sistólica aumentará (LOPES, 2010).

A Pressão Arterial Diastólica

            Com relação a PAD, também conhecida como mínima, se opõe a pressão arterial sistólica e é influenciada pela resistência imposta pelos vasos contra a passagem do sangue.

            A sua relação com o exercício físico pode se dar pelo fato de que durante atividade a resistência á passagem do sangue seja menor devido ao relaxamento das artérias, fazendo consequentemente com que a pressão arterial diastólica seja reduzida, sendo um indicador de boa condição física (LOPES, 2010).

Quais os valores referenciais de pressão arterial?

A pressão arterial merece atenção, pois, o seu excesso ou quando está muito reduzida gera complicações á saúde.

Em 2007, o Joint International Commitee, relatou alguns valores de referência para a mensuração da P.A, sendo eles:

Hipertensão: Igual ou superior a 14/9 ou 140 mm/Hg sistólica por 90mm/Hg diastólica.

Tensão normal: Igual ou inferior a 12/9 ou 120 mm/Hg sistólica por 90mm/Hg diastólica

Pré Hipertensão: Faixa que vai dos 12 a 13,9 (120 a 139) sistólica e/ou 8, 8,9 (80 a 89) diastólica.

Hipotensão: Inferior a 9/6 ou 90 mm/Hg sistólica por 60 mm/Hg diastólica.