Passa mal durante o treino? Então leia isto!

Tem mal estar durante o treino?

As indicações a seguir são para pessoas aparentemente “saudáveis” e que experimentam desconfortos ao treinar “mais intenso”.

1️⃣ Respeite os princípios da Adaptação, da Sobrecarga e da Continuidade. Se vc treina, passa mal, e para de treinar por isso, a chance de melhorar é ZERO. O ideal é que um profissional te acompanhe na PROGRESSÃO da CARGA e dos EXERCÍCIOS.

2️⃣ Rotina é importante! Você sempre toma café da manhã e vai treinar. Aí, por algum motivo, vc decide não tomar café da manhã e treinar. Se fizer o mesmo treino, com o mesmo volume e intensidade, é possível que dê ruim. Treinar em alta intensidade em jejum é possível, mas demanda adaptação.

3️⃣ O mal estar no início da sessão pode se associar à transição metabólica. Vc começa o treino usando ATP, CP e glicose. Com o tempo, aumenta a atividade mitocondrial. E a transição for inadequada, a fadiga (e mal estar) pode aumentar. Assim, é MUITO IMPORTANTE fazer aquecimento PROGRESSIVO e com momentos de ALTA INTENSIDADE. Não adianta ficar fazendo mobilização X, Y e Z e, depois, ir para o quebra!

4️⃣ Recuperação ATIVA ajuda a evitar passar mal. Se vc soca de carga no agachamento, faz força D+, e fica parado na recuperação, não é legal. A cada série FORTE, faça uma atividade em baixa intensidade para não haver desequilíbrio simpato-vagal de grande magnitude.
Manobra de Valsalva pode ser legal para preservar a coluna, mas se tem mta redução do quanto de sangue sai do coração, restrição sanguínea em vasos (como a carótida), e muita atividade de barorreceptores, você pode desmaiar. Então, respire 😉

5️⃣ Usar MEIAS DE COMPRESSÃO pode ajudar no retorno venoso e reduzir bastante a falta de sangue no cérebro.

6️⃣ Ao final do treino, não termine DE REPENTE! Realize volta à calma PROGRESSIVA e MAIS DURADOURA, de 10 – 15 min. Ela pode incorporar aeróbio de baixa intensidade, exercícios para o core e alongamentos de intensidade moderada. Considere este tempo na organização da sessão para não se atrapalhar.
.
.
Post de @fabricioboscolo
Siga: @cienciadotreinamento

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)