Você já deve ter ouvido falar que emagrecer é mais fácil do que manter o peso perdido!
Além disso profissionais explicam por que a dieta pode ser mais importante para a perda de peso porém, é praticamente impossível manter o peso perdido sem fazer atividade física.
Quando você emagrece, o nosso corpo cria uma “lacuna não preenchida entre gasto calórico e consumo de calorias advindas da alimentação”
A lacuna de energia é o termo usado para descrever a incapacidade de normalização entre apetite e necessidade energética expressa em função do gasto energético diário.
Existem inúmeras adaptações geradas pela perda de peso que levam a uma elevação do apetite e a supressão do gasto calórico diário que direcionam ao Reganho de peso (é esperado que você reganhe 25% do peso perdido em 1 ano ou 50% em 2 anos).
Algumas das adaptações que contribuem para a lacuna da energia incluem, mudanças na expressão de Neuropeptideos hipotalâmicos , diminuição do tônus que coordena a atividade nervosa simpática, gasto energético de repouso, capacidade oxidativa, insulina, leptina e circulação de nutrientes.
A prática de atividade física pode contrabalancear as adaptações geradas pela perda de peso e com isso contribuir para atenuar a lacuna de energia em tecidos específicos, levando assim ao aumento da atividade nervosa simpática fisiológica, capacidade de lipogenese de novo hepática, oxidação de gordura no tecido muscular esquelético além do aumento da captação de glicose e ácidos graxos livres circulantes.
Pare de seguir blogueiro e converse mais com seu nutricionista ou personal trainer! Se ainda não tiver um, procure rapidamente! Invista em sua saúde, sem ela você praticamente não vive!
.
.
Siga: @cienciadotreinamento, veja nossos destaques e stories para todas as novidades.
Post de @santiagotpaes
.
.
Ver essa foto no Instagram