Qual volume ideal de treinamento para adolescentes

Trabalhando com a premissa que iniciantes ou pessoas não treinadas provavelmente se beneficiam de um maior volume de treino, em parte porque proporciona mais prática com os movimentos.

Sobre esta questão do volume para adolescentes, esse estudo comparou os efeitos de 3 tipos de volume na força máxima e potência média em 32 atletas masculinos de colegial. Foram divididos em 4 grupos:

G1= baixo volume (1 série por grupo muscular); G2= volume médio (2 séries); G3= volume alto (3 séries) e
G4 = controle.

Os grupos treinaram 3 x por semana durante 6 semanas. Foram testados em 1RM e potência média (PM) no supino, agachamento e remada alta.

Resultados

Aumento significativo no 1RM no supino e remada alta nos 3 grupos de intervenções (p <0,05), enquanto que apenas o grupo G3 melhorou significativamente o 1RM de agachamento (p <0,01). Os grupos G2 e G3 aumentaram a PM no supino (p <0,05), enquanto que apenas o G1 melhorou a PM no agachamento (p <0,01). Foram também observados efeitos moderados nos 3 grupos, sendo que o G3 apresentou os maiores resultados moderados em todos os exercícios para 1RM. O G1 apresentou maior resultado moderado na PM do agachamento.
Portanto no início um programa com alto volume parece ser uma estratégia melhor para aumentar a força, enquanto que durante a temporada, um baixo volume pode ser uma opção melhor para manter a força e aumentar a PM dos membros inferiores em atletas adolescentes de esportes coletivos. (João Coutinho)
.
Siga: @cienciadotreinamento, veja nossos stories, reels e destaques.
Post de: @treinamentoesportivo
Ref – J Stre and Cond Res 2013, 27(7)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)