Escrito pelo Prof. Esp e MBA Danilo Luiz Fambrini
Na publicação anterior informamos sobre testes físicos no Futebol, onde mencionamos quando devem ser utilizados e o que ser avaliado. Na atual publicação iremos citar testes muito utilizados no Futebol e detalhes sobre eles.
Os testes que serão mencionados são relacionados a vários tipos de avaliação, sendo elas: Avaliação antropométrica, aeróbia, força muscular, velocidade, agilidade e flexibilidade.
As avaliações apresentadas foram consultadas no livro: Futebol: Ciências Aplicadas ao Jogo e ao Treinamento (2013).
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA
As avaliações antropométricas devem emitir informações pertinentes a dimensões corporais e composição corporal. Para tal utiliza-se:
Estatura: Atleta descalço e com roupa leve, olhar voltado para um ponto fixo a sua frente e corpo alinhado em posição ortostática. A mensuração deve ser realizada após a inspiração máxima do avaliado. A mensuração deve ocorrer sempre no mesmo período do dia (ALVAREZ & PAVAN, 2003).
Equipamento: Estadiometro de madeira ou metálico com escala de 0 a 250 cm.
Massa corporal: Atleta descalço e com roupa leve, olhar voltado para um ponto fixo a sua frente e corpo alinhado em posição ortostática, com pés na mesma linha dos ombros e de costas para o visor da balança.
Equipamento: Balança antropométrica com precisão de 100g e escala de 0 a 150 kg.
Dobras cutâneas
Ocorre pela marcação de pontos anatomicos onde ocorre o pinçamento dos mesmos por 3 vezes não consecutivas 1 cm acima da demarcação e é utilizado o valor médio entre elas. Normalmente a técnica de mensuração para atletas é a de Petroski (2003).
Equipamento: Um adipometro bom e calibrado com precisão de 1 mm. Tradicionalmente sugere-se Lange e Cescorf.
AVALIAÇÃO AERÓBIA
Tal capacidade é geralmente mensurada pela avaliação do VO2 máximo, que pode ser feito por dois métodos: A avaliação direta por teste de esteira com carga progressiva e se possível, inclinação, onde é analisada a fração de oxigênio e dióxido de carbono expirada pelo avaliado.
No entanto, como o custo para a primeira opção é elevado, existe uma avaliação indireta, utilizando testes de campo que se aproximam da mobilidade utilizada no esporte. O teste mais utilizado é o Yo Yo intermittent Recovery Test (BANGSBO, 1996).
O teste consiste em correr em sistema de vaivém em um corredor de 20 metros de comprimento e um pequeno trote de 5 metros para poder fazer o contorno para seguir com o teste. A velocidade é imposta por sinais sonoros que reduzem o tempo entre eles a cada 1 minuto de teste. Caso o atleta não alcance a marca por duas vezes dentro de um mesmo nível ou desiste do teste, ele é encerrado.
Equipamentos: Aparelho de som e cd com o áudio pertinente ao teste, ficha para anotação das voltas e velocidade que encerrou o teste.
AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR
Teste de carga máxima (1RM)
É utilizado com a finalidade de mensurar o máximo de carga em que o avaliado pode realizar um movimento concêntrico completo. O teste se da pela estimativa de uma carga que possivelmente o atleta conseguiria executar somente um movimento completo.
No caso de realização de 2 movimentos completos, ou não conseguir realizar o movimento proposto, a carga deve ser alterada entre 1 e 5 kg visando adequar a sobrecarga.
Para encontrar o 1RM são efetuadas no máximo 3 tentativas com intervalo de 3 a 5 minutos entre elas. Caso não haja sucesso, deverá ser repetido o teste com intervalo de no mínimo 48 horas.
Teste de salto vertical sem contramovimento – Squat Jump (SJ)
A técnica consiste na realização de um salto vertical com meio agachamento que parte de uma posição estática de agachamento de cerca de 110° sem contramovimento. As mãos devem estar fixas próximas ao quadril, na região suprailíaca e os membros inferiores devem se manter estendidos durante o vôo (BOSCO, 1994).
Teste de salto vertical com contramovimento – Countermoviment Jump (CMJ)
O atleta parte de uma posição ereta com joelhos em 180°. O salto vertical máximo ocorre com o avaliado partindo de um contramovimento sem contribuição dos membros superiores. O intervalo entre as tentativas, assim como o teste anterior, é de 10 segundos (BOSCO, 1994).
AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE
A velocidade é uma capacidade determinante no Futebol, onde as ações com velocidades altas são essenciais para definir o resultado de uma partida. Sugere-se, tendo em vista a especificidade do Futebol, utilizar avaliações de 5 a 20 metros apenas, pois, são nessas distâncias que ocorrem a maioria das ações velozes de uma partida.
Equipamentos: Cones, trena, e dois pares de fotocélulas.
AVALIAÇÃO DE AGILIDADE
Illinois Agility Test
Deve ser executado após um aquecimento adequado e consiste na execução do deslocamento em um percurso sem bola e com bola, visando o percentual de déficit técnico e mensurar comparações entre diferentes avaliações durante a temporada.
O atleta deve executar quatro tentativas iniciando duas vezes em cada lado, sendo que o mesmo deve ocorrer com a bola, no entanto, de preferência em períodos ou até dias diferentes.
Test T40m
O teste tem a mesma finalidade de avaliação sem a bola e com a bola, no entanto, o percurso é diferente. Como mencionado no nome do teste, ele totaliza 40 metros, em formato de T.
O avaliado deve percorrer 10 metros, onde muda de direção rapidamente percorrendo 5 metros para a esquerda e em seguida 10 metros para a direita, onde retorna para a esquerda 5 metros e finaliza o teste 10 metros retornando para o ponto de partida.
O procedimento deve ser repetido com a bola após 2 minutos.
Teste de agilidade de 20 m
Consiste em percorrer 20 metros com alterações de distância a cada 4 metros, onde devem ocorrer 2 tentativas iniciando do lado esquerdo e duas do lado direito.
AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE
Normalmente tem sido utilizado o teste de sentar e alcançar no banco de Wells, onde se avalia a flexibilidade da região posterior de coxa, quadril e lombar. São realizadas 3 tentativas, onde é anotada a maior distância alcançada pelo avaliado.