Treino de força: Um grande aliado na formação de jovens futebolistas

Durante muitos anos o treino de força nas crianças e adolescentes futebolistas foram negligenciados, com o pensamento de que o TF nessas fases de formação trariam malefícios para sua formação biológica.
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ESTUDO
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Foram reunidos 86 atletas de 3 categorias diferentes( Sub-13 , Sub-15 e Sub 17) onde foram dividos em dois grupos :
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Grupo Experimental: Realizou 2 vezes na semana treino de força com pesos livres com 45 a 60% de 1RM( 3 séries de 4-8 reps), Pliométricos e exercícios de corrida em linha reta.
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Grupo Controle: realizou apenas trabalhos técnicos/táticos.
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Foram avaliados em Força Máxima, Altura do Salto e Sprint.
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Duração do estudo de 6 semanas.
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RESULTADOS
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O Grupo Experimental apresentou melhoras em força máxima , altura do salto e tempo de corrida.
Nenhuma melhora foi observada no Grupo Controle.
O Sub-13 obteve os maiores ganhos em relação ao Sub-15 e Sub-17.
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CONCLUSÃO
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O TF mais exercícios Pliométricos devem ser incluídos nas equipes de formação, no entanto, a intensidade e o volume deve ser aumentados progressivamente ao avançar da idade.


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REFERÊNCIA

Rosell et. al. (2017).

 

 
 
 
 
 
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