Treino excêntrico e aumento na potência

Determinar o volume mínimo efetivo de treinamento de força que proporcionam melhorias significativas no desempenho físico é uma informação essencial para qualquer treinador. Treinar força mais do que o necessário pode provocar aumento de fadiga ou dano muscular exigindo mais tempo de recuperação.

Neste estudo se investigou o efeito de incorporar uma única sessão de treinamento excêntrico por semana em variáveis ​​de desempenho atlético em atletas de handebol.

Dezoito jogadores foram divididos em: grupo experimental (n = 11) e grupo controle (n = 7). O treino do grupo experimental era de 4 séries de 8 repetições de meio-agachamento e afundos com ênfase excêntrica, feito 1 x semana x 7 semanas. O grupo controle fez o treino semanal normal. Foram avaliados em testes de desempenho após este período.

Resultados

Os resultados mostraram melhora semelhante entre os grupos nos testes de 1RM meio-agachamento, sprint de 20m e salto vertical. No entanto, o grupo experimental obteve melhor desempenho nos testes de salto triplo e aumento de potência nas fases concêntrica e excêntrica no meio-agachamento (6,5 – 22%) e afundo (13-25%). Nenhum grupo melhorou no teste de velocidade de lançamento da bola.
Os autores concluem que os resultados sugerem que uma sessão semanal com ênfase em sobrecarga excêntrica pode melhorar a potência dos membros inferiores e a capacidade reactiva unilateral em atletas de esportes coletivos. Isso pode servir como uma estratégia de menor tempo de treino extra quadra para melhorar essas capacidades de desempenho.
.
Siga: @cienciadotreinamento, veja nossos stories e destaques para ver as novidades
Post de @treinamentoesportivo
.
ref. Eur J Sport Sci. 2017 Jun;17(5)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)