Treino excêntrico isoinercial: efeitos na performance

Você já deve ter visto vídeos de treinamentos de alguma equipe na academia e se deparado com atletas realizando exercícios com cintas em uma plataforma com um cone em rotação.
.
Essa máquina nada mais é que uma máquina de resistência isoinercial.
.
Isoinercial significa resistência constante.No treinamento convencional produzimos força contra uma resistência que vai contra a gravidade.
Nos exercícios com resistência inercial, produzimos uma força concêntrica que retorna na fase excêntrica com a mesma resistência afim de gerar maior desaceleração e maior atividade, com isso, maior atividade excêntrica.
.
ESTUDO
.
14 jogadores profissionais de um clube italiano da série A, foram acompanhados durante toda uma temporada, onde realizaram duas sessões de treinamento excêntrico com aparelhos de resistência isoinercial por semana, além dos treinamentos técnicos da equipe.
.
Os atletas foram avaliados antes e pós a temporada em : composição corporal (DXA), sprint 40m e potência de membros inferiores através de dois testes de agachamento com 30 e 40kg realizados de forma bilateral e unilateral medidos através de um encoder linear.
.
Os exercícios consistia em exercícios para membros superiores, core e membros inferiores com aparelhos de resistência isoinercial.
.
RESULTADOS
.
Houve diminuição do percentual de gordura e aumento da massa magra após o final da temporada.
Houve um aumento substancial na produção da potência propulsora média de meio agachamento (de 3% para 14%, ES de 0,45 a 1,73) e desempenho do sprint (de 1,1% para 1,8%, ES de -0,33 para -0,44).
.
CONCLUSÃO
.
O treinamento de força em resistência isoinercial foi eficiente para ajudar na melhora da composição corporal e demonstrou melhoras significativas no aumento da potência e velocidade dos atletas de futebol durante uma temporada.
.
Siga: @cienciadotreinamento e confira o conteúdo no link da bio.
Post de @preparacao.fisicanet
.
REFERÊNCIA
.
Suarez-Arrones L, Saez de Villarreal E, Núñez FJ, Di Salvo V, Petri C, et al. (2018) In-season eccentric-overload training in elite soccer players: Effects on body composition, strength and sprint performance.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ciência do Treinamento (@cienciadotreinamento)